quinta-feira, 26 de abril de 2012

Respiração bucal: por que é tão ruim para a criança?

Quem respira pela boca pode apresentar, ainda, sintomas como cansaço, por não dormir bem e por fazer um esforço maior para conseguir respirar, olheiras.

Você sabia que é muito comum as crianças respirarem mais pela boca do que pelo nariz? A grande questão é que, como o nariz funciona justamente como um filtro que umedece e aquece o ar para que chegue aos pulmões na temperatura ideal, esse tipo de hábito aumenta o risco de gripes, alergias, sinusites, ronco.

Há vários motivos que levam à criança a respirar pela boca, desde obstruções orais, como adenoides e amígdalas grandes, até desvios de septo ou algum tumor que prejudique a respiração. Chupar o dedo e chupeta também aumentam o risco, porque favorecem o mau posicionamento das arcadas dentárias, o que ocasiona a falta de vedamento labial (quando a criança não fecha a boca). Por outro lado, a amamentação tem um papel importante como prevenção do problema. Isso porque o movimento da sucção fortalece os músculos da face e melhora o posicionamento da língua.

Quem respira pela boca pode apresentar, ainda, sintomas como cansaço, por não dormir bem e por fazer um esforço maior para conseguir respirar, olheiras. Ela pode ter o céu da boca mais profundo e, com o ressecamento bucal, aumenta a incidência de cárie. Até a postura pode ficar alterada porque, ao respirar pela boca, ela projeta o pescoço para a frente.

Diagnosticar o problema o quanto antes é fundamental para evitar sequelas. O odontopediatra é quem vai avaliar o que provoca a respiração bucal e encaminhar para outros especialistas dependendo do caso da criança. Se o problema for na musculatura, por exemplo, o fonoaudiologista poderá ajudar no seu fortalecimento. Se for na arcada, o ortodontista, com auxílio de aparelhos dentários, irá reposicioná-la para que volte ao normal. E fique de olho: se você suspeitar que a criança é uma respiradora bucal procure ajuda o quanto antes, porque as chances desse processo ser revertido são enormes.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/21823-respiracao-bucal-por-que-e-tao-ruim-para-a-crianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário